Indiecast 42A – Distopia, futuro e 1984

No Lado A do Indiecast o trio Guilherme Prado, Guilherme Moreira e Tiago Braccialli discute distopias e o livro 1984 de George Orwell.

Esta semana o Indiecast estreia um novo formato dos programas! Separamos a abertura e o game em dois “episódios”, o A e o B.

No “lado A” faremos o que sempre fizemos nas aberturas, trazendo um assunto do mundo não game e no lado B um ou mais jogos indie!

Quer ouvir sobre o jogo da semana, Beholder? Ouça aqui!

1984

Romance distópico publicado em 1949 pelo autor George Orwell. Conta a história de Winston, um funcionário do Ministério da Verdade, que passa a compreender as atrocidades cometidas pelo Grande Irmão e torna-se um rebelde.

No livro também são narradas várias técnicas utilizadas pela Oceania (superestado no qual Winston reside) para controlar a população e manter os interesses da classe dominante, como a atuação dos Ministérios da Verdade, Paz, Fartura e Amor, além da utilização do duplipensar, novafala e teletela no controle rígido da sociedade.

George Orwell

Pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor que ficou famoso por 1984 e A Revolução dos Bichos. Influenciou bastante a cultura contemporânea, tanto popular, quanto política. Vários neologismos criados por ele, assim como o termo orwelliano – usado para definir qualquer prática social autoritária ou totalitária – são bastante difundidos.

Morreu em 1950 na cidade de Londres, aos 46 anos de idade, vítima de tuberculose.

Deixe seu recado

Ja leu 1984? O que pensa de Big Brother / Grande Irmão? É pessimista e acredita que estamos indo por esse caminho? Deixe sua opinião aqui ou em:

Até a próxima semana.