Peggle 1 e 2

Peggle 2 é uma extensão ao aclamado jogo Peggle lançado em 2007. Atualmente distribuídos pela EA, foram criados pela PopCap Games, especialista em jogos casuais e criadora do Bejeweled, febre no mundo mobile baixado 150 milhões de vezes.

O jogo pode ser definido como uma mistura de Pinball com Pachinko. Você vê um tabuleiro vertical com vários pinos e no topo da tela um canhão que arremessa as bolinhas. No controle do canhão, basta você mirar onde quer lançar, com o objetivo de acertar os pinos e somar pontos. O jogo acaba quando esvaziar a quantidade de bolas ou quando acertar em todos os pinos vermelhos. Bem simples e casual.

Acerte os pinos em vermelho para passar de fase.
Acerte os pinos em vermelho para passar de fase.

Há um conjunto de fases a serem completadas, onde cada conjunto possui uma habilidade especial que você pode usar no decorrer da partida. No início de cada uma, há uma animação indicando uma mini história e apresentando o poder especial. Por exemplo, um especial faz surgir uma ou duas bolas adicionais para ajudar bater nos pinos. Já outro explode os pinos envolta da sua bola, e assim por diante.

A medida que as fases vão avançando, desafios no tabuleiro vão surgindo com alguma barreira ou pinos que se movimentam, dificultando acertá-los. Há claro o fator de sorte envolvido no processo, mas a sensação de estar no controle ao completar a fase é bem bacana. No entanto, esses desafios não são muito difíceis e, normalmente, em poucas tentativas as fases são completadas.

Por ser um jogo casual, o visual e o som devem ser impactantes. Em Peggle, os gráficos são bem coloridos e o som ajuda a diversão durante as fases.

peggle_psn_bc_ss4_v3

É um típico jogo para relaxar ou passar o tempo na espera do aeroporto, por exemplo. Outro dia recebi um casal de amigos em casa. Ele, apesar de jovem, não é aficcionado por jogos. Já teve um SNES na época a infância e só, e acabei ligando o Xbox abrindo o Peggle, meio que sem muitas outras opções para aquele momento. Combinamos que caso um não conseguisse completar uma fase, o controle seria passado ao outro, e assim por diante. Entre conversas e cervejas, acabamos zerando o jogo em cerca de 3 horas, sem nem muito sentir o passar do tempo. É sempre bom ter em casa este tipo de jogo.

Peggle 2 foi lançado em 2013 para XBox One e em 2014 portado ao XBox 360. Já o original, Peggle, foi lançado em 2007 e hoje disponível em praticamente todas as plataformas.

Prós

  • Gráficos coloridos.
  • Som condizente com o jogo.
  • Disponível para várias as plataformas (a primeira versão).
  • Simples e divertido.

Contras

  • Sem nenhuma história (não que você se importe com isso).

Avaliação: Jogue Agora!

 

João Paulo Sossoloti

Cresceu com videogames, prefere MegaDrive ao SNES e acha FFVII um jogo perfeito. Programador web, já rascunhou alguns jogos sem sucesso e gosta de escrever sobre coisas.