Game Dev Tycoon

Jogos do tipo Tycoon normalmente são complexos e demorados. Esses simuladores possuem diversas opções para o jogador poder administrar seus negócios, seja ele um parque de diversão, zoológico ou restaurante, com variações que possibilite o sucesso ou a quebra da empresa. Game Dev Tycoon segue essa mesma premissa mas administração é sobre uma desenvolvedora de jogos eletrônicos.

Criado pela desenvolvedora Greenheart Games e lançado em 2012, foi declaradamente inspirado no Game Dev Story, sucesso de mobile, e apesar de ser um Tycoon, não é tão complexo de entender seu funcionamento. As mecânicas do jogo são intuitivas e fáceis de entender. Você começa o jogo em uma garagem na década de 80, e vai avançando pela história dos videogames na medida que o tempo passa (e sua empresa sobrevive). Como eles não podem utilizar nomes reais dos consoles, há pequenas variações, como Itara (que seria Atari), TES (NES), Wuu, PlaySystem ou mBox. No entanto, eles tentam seguir o ritmo e os lançamentos da nossa história real.

Escolha o nível das características do seu jogo.

Para criar um jogo, você precisa escolher um nome, escolher um gênero, optar para qual plataforma/console irá criar e dar pontos específicos sobre certas caracteristicas. Para um determinado gênero, uma caracteristica pode deixar o jogo bom ou ruim. Por exemplo, para um Adventure, é esperado uma boa quantidade de pontos para a história do jogo. Já para um jogo de Plataforma, mais pontos em engine pode ser uma boa opção. Além disso, o acerto em um jogo também leva em consideração o nível de habilidades da sua equipe, histórico da empresa, as reviews anteriores, etc. Quanto mais pontos você colocar nas habilidades, mais caro o jogo fica para a empresa (e precisa de mais vendas para seu sucesso), além da escolha sobre a plataforma ou console também afetar diretamente no preço. Ao final, seu jogo recebe reviews de especialistas, o que pode ajudar ou atrapalhar nas vendas e na notoriedade da sua empresa.

Você como gestor da empresa pode optar por criar seus próprios jogos (que resultam em mais renda, mas geram muito mais gastos) ou desenvolver como terceiro para outra produtora (onde recebe somente um valor fixo, mas com menos gastos).

As notas e reviews afetam diretamente no sucesso ou fracasso de um jogo.

Conforme os jogos vão vendendo e as reviews positivas você irá precisar aumentar o espaço da empresa e contratar mais desenvolvedores. Você pode pagar para a divulgação das vagas, recebendo melhores currículos, ou procurar pelos já disponíveis. Cada desenvolvedor possui uma área de atuação específica, como desenvolvedor, escritor, design, etc, e balancear entre eles no seu time irá resultar em jogos melhores. Pessoas mais caras são mais eficientes e cansam menos.

Durante o desenvolvimento do jogo, pontos irão surgir em cima de cada desenvolvedor e somando no topo da tela. Quanto mais pontos uma certa caracteristica possui, melhor o seu jogo será naquele quesito. Além disso, pontos de bugs podem aparecer e também vão somando para o seu jogo, e quanto o jogo estiver pronto, você pode optar por já lançá-lo com os bugs (o que refletirá nas análises que o jogo irá sofrer) ou gastar mais tempo e dinheiro para resolver os problemas.

No decorrer do tempo, novos gêneros e categorias combinadas são desbloqueados, podendo criar, por exemplo, um jogo de ação espacial ou um adventure western. Com o andamento da sua empresa, também há a opção de ser uma criadora de hardware desenvolvendo seu próprio console, criando jogos para ele ou disponibilizando para outras empresas criarem (e recebendo uma porcentagem sobre as vendas). Se o sucesso for enorme, você terá dinheiro e competência para que seus jogos precisem de captura de movimentos.

Com o crescimento da empresa, precisará de mais espaço e novos desenvolvedores.

As vastas opções de gênero e os tipos diferentes de caracteristica que você pode experimentar faz com que o Game Dev Tycoon seja um jogo bem divertido e desafiante, além de ver a passagem de tempo e a briga real entre os consoles uma diversão a parte. Somando isso ao fato que o jogo não é muito extenso, fica legal dar replay e tentar outras combinações.

A Greenheart Games gerou uma certa quebra de quarta barreira em duas ocasiões neste jogo.

O primeiro é que, já que é um jogo sobre criação de jogos eletrônicos, eles quiseram embutir uma discussão sobre a pirataria. Dessa forma, ela mesma gerou um jogo crackeado e lançou em torrents. Esse jogo tem as mesmas caracteristica do jogo padrão, mas com uma diferencia circunstancial: em certa altura do jogo, sua empresa irá falir por causa de pirataria. O engraçado é que muitas pessoas foram ao suporte da empresa pedir ajuda para “passar desse ponto do jogo”, e mesmo o jogo sendo bem barato no Steam, a Greenheart Games informou que inicialmente quase 94% dos jogadores estavam usando a versão pirata. Então, é uma discussão válida.

A segunda é que em certa altura você irá habilitar uma categoria que permite criar um “jogo de simulação de jogos”, e fazendo isso, você ganha um achievement chamado “Inception”. Indo além, criar um jogo em PC antigo chamado Doom, Half-Life, entre outros, também ganha achievements. 🙂

Game Dev Tycoon está disponível no Steam para PC, Linux e Mac.

Prós

  • Simples.
  • Divertido.
  • Fluxo de plataforma/consoles da história real.
  • Boas opções de gêneros e características.

Contras

  • Alguns podem achar o jogo repetitivo.

Avaliação: Pode Esperar um Pouco.

João Paulo Sossoloti

Cresceu com videogames, prefere MegaDrive ao SNES e acha FFVII um jogo perfeito. Programador web, já rascunhou alguns jogos sem sucesso e gosta de escrever sobre coisas.